No final da etapa Configurativa, o seminarista fará um discernimento detalhado de todo processo formativo, em sincero diálogo com os formadores, sobre a consecução dos obetivos propostos, com a disposição prévia para ascender à próxima etapa formativa, a saber, a síntese vocacional. Nesta etapa, que dura 1 ano completo, o seminarista fará experiências pastorais em vista de sua formação missionária.
A Síntese Vocacional é o momento oportuno para a inserção na vida Pastoral, com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde o candidato ao presbiterado é convidado a ser sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano.
Completados os anos da formação inicial, o seminarista apresentará ao Bispo Diocesano seu pedido de Ordenação diaconal. Obedecidos todos os trâmites canônicos, se estabelecerá a data da ordenação e o seminarista será ordenado Diácono, portanto, configurado a Cristo-servo. O período de exercício do diaconato é de 6 meses a 1 ano.
Superado o período do diaconato, o Diácono apresentará ao Bispo Diocesano seu pedido de Ordenação presbiteral. Obedecidos todos os trâmites canônicos, se estabelecerá a data da ordenação e o Diácono será ordenado Presbítero, portanto, configurado a Cristo-cabeça (pastor). Contudo, o processo de formação não tem fim, pelo contrário, é permanente. Ou seja, o Presbítero deve viver em contínuo espírito de formação, para assegurar a fidelidade ao seu ministério, num caminho de contínua conversão, e para reavivar o dom recebido na ordenação.
Diácono Deivison Gomes – Paróquia Santa Helena – Campos
Diácono Lucas Cuba – Paróquia São José do Avahy – Itaperuna
Diácono Wanderson Moura – Paróquia São José do Avahy – Itaperuna
Diocese de Campos/RJ
Rua Doutor Hugo Nunes de Carvalho
Parque Corrientes
Campos dos Goytacazes/RJ