Caminho para

ser padre

A formação dos padres é de responsabilidade de cada diocese e pode ter variáveis de acordo com a realidade local ou carisma específico, mas alguns passos são obrigatórios.

1

Pastoral Vocacional

Os serviços vocacionais promovem atividades que auxiliam os fiéis, em especial adolescentes e jovens, a descobrir, assumir e desenvolver sua vocação. Um candidato a padre participa de eventos como encontros vocacionais e retiros e recebe orientação vocacional.

2

Seminário Menor

(se não terminou a escola)

Caso a vocação apareça ainda na adolescência, antes do fim do ensino médio, o jovem pode entrar no seminário menor. Além de ter aulas equivalentes ao ensino escolar, tem início a formação para a Igreja e o discernimento da vocação.

3

Seminário Maior

(se terminou a escola)

É o primeiro estágio da formação sacerdotal. Vindos do seminário menor ou da escola, os candidatos têm a experiência de um ano de vida comunitária, procurando maior discernimento vocacional, além dos estudos preparatórios para o curso de filosofia.

4

Filosofia

Primeiro curso superior obrigatório para a formação dos padres, com duração de dois a três anos. Os seminaristas têm aula em faculdade e moram no seminário, onde têm uma rotina de oração, estudos, cuidados com a casa, convivência, esporte e lazer.

5

Teologia

Segundo curso exigido antes da ordenação, com duração de quatro anos. Em algumas dioceses, os candidatos trocam de casa ao trocar de curso. A rotina no seminário é semelhante aos anos de filosofia, podendo haver atividades específicas para os alunos de teologia.

6

Pastoral / Missão

Além da formação superior, os seminaristas vivem um ano de experiência pastoral ou missionária, imersos em paróquias ou comunidades católicas, dentro ou fora de sua diocese. Em geral, ocorre depois da teologia, mas em alguns casos pode ser entre os dois cursos.

7

Ordenação Diaconal

Após um ano de experiência pastoral, o candidato é ordenado diácono, passando a ter funções como proclamar as leituras e preparar o altar para as celebrações. O sacramento da ordenação é feito pelo bispo, e o diácono já é considerado membro do clero.

8

Ordenação Presbiteral

Depois de algum tempo de diaconato – em geral, entre seis meses e um ano -, vem a segunda ordenação. Presbítero que significa “ancião”, é o nome usado pela Igreja Católica para se referir aos seus sacerdotes.