Teologia

O documento 93 da CNBB assim expressa a respeito dos cursos de Teologia: “A igreja olha com carinho e empenho para os cursos de teologia e manifesta seus anseios e esperanças a propósito deles. No contexto de uma igreja que quer conferir novo vigor à sua dimensão constitutiva de discípula e missionária, os centros e formação teológica revestem-se de importância vital. Sem os mesmos, bem estruturados e qualificados, não é possível oferecer aos futuros presbíteros condições adequadas para uma reta compreensão da revelação, da fé e da missão da Igreja.

(…) É necessário fomentar o estudo e a pesquisa teológica e pastoral frente aos desafios da nova realidade social, plural, diferenciada e globalizada, procurando novas respostas que deem sustentação à fé e à experiência do discipulado dos agentes de pastoral. Cabe aos institutos de teologia zelar para que a formação teológica conserve aqueles eixos unificadores centrais queridos e propostos pela Igreja.

Campos do saber teológico

O aluno terá a oportunidade de sistematizar o saber teológico cristão e católico em seus vários campos e áreas: Introdução às Sagradas Escrituras e Exegese Bíblica; Teologia Fundamental (Revelação divina, o Tratado da Fé frente ao pluralismo religioso e cultural, Tradição e Escritura); Sistemática (Antropologia Teológica, Tratado da Graça, Trindade, Cristologia, Eclesiologia, Teologia Sacramental e Escatologia); História do Cristianismo e Patrística; Teologia Moral (Religiosa, Social, da Vida e Pessoa e da Sexualidade e Família); Teologia Pastoral (Psicologia Pastoral, Teologia Espiritual, Liturgia, Direito Canônico, Homilética e Gestão Pastoral e Administrativa).